terça-feira, 24 de abril de 2012
Dicas para a família de paciente com câncer
Oi pessoas, quanto tempo sem aparecer, é que penso tanto no que escrever, para não falar besteira, que acabo não escrevendo nada, então recebi um e-mail ontem de uma pesssoa que a irmã etá passando por momentos difícies (não as conheço) e que está lendo o blog para ajudar a irmã a passar pelo tratamento, um momento tão complicado em nossas vidas e que meche (complica, é que no nordeste falamos assim!) muito com toda família.
Vou citar alguns aqui, mas pra não ficar um post muito longo depois volto e comento mais ta?
1) NUNCA chore na frente do paciente, esse era o pior momento pra mim, muitas vezes me doía mais saber que fazia os outros sofrerem do que o meu próprio sofrimento. Dica: se vc for uma manteiga derretida (como eu) evite or visitar o doente no período q vc estiver muito sentimental, é melhor dar e receber notícias por telefone mesmo.
2) Não faça cara de pena quando olhar nos olhos, ou para o cabelo (na maioria das vezes a falta dele), ou para um vômito, ou para a magreza, ou para a falta de apetite.
3) Evite falar em problemas da família ou em algo q vc sabe que vai preocupar ou magoar a pessoa, já basta o tratamento pesado que se estar a fazer.
4) Pode falar do seus problemas ou felicidades (novidades): do namorado, marido, financeiro ou trabalho, assim vc irá destrair a pessoa.
5) Quando for visitar leve jogos ou algum passatempo que o paciente goste, para distraí-lo do tal momento.
E faça-o rir, porque esse sempre é o melhor remédio.
Prox post volto com mais dicas, porque a bateria vai acabar e eu vou perder esse aqui.
Gostaram?? Deixem comentários sobre o que vcs querem q eu escreva, ou mandem e-mail para: rafaella_rodrigo@hotmail.com ou facebook Rafa Rebelo.
Obrigada por tudo!!!
Ah, estou ótimaaa, graças a Deus!!!!!
Bjossss
Assinar:
Postagens (Atom)