terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicas para a família de paciente com câncer

Oi pessoas, quanto tempo sem aparecer, é que penso tanto no que escrever, para não falar besteira, que acabo não escrevendo nada, então recebi um e-mail ontem de uma pesssoa que a irmã etá passando por momentos difícies (não as conheço) e que está lendo o blog para ajudar a irmã a passar pelo tratamento, um momento tão complicado em nossas vidas e que meche (complica, é que no nordeste falamos assim!) muito com toda família. Vou citar alguns aqui, mas pra não ficar um post muito longo depois volto e comento mais ta? 1) NUNCA chore na frente do paciente, esse era o pior momento pra mim, muitas vezes me doía mais saber que fazia os outros sofrerem do que o meu próprio sofrimento. Dica: se vc for uma manteiga derretida (como eu) evite or visitar o doente no período q vc estiver muito sentimental, é melhor dar e receber notícias por telefone mesmo. 2) Não faça cara de pena quando olhar nos olhos, ou para o cabelo (na maioria das vezes a falta dele), ou para um vômito, ou para a magreza, ou para a falta de apetite. 3) Evite falar em problemas da família ou em algo q vc sabe que vai preocupar ou magoar a pessoa, já basta o tratamento pesado que se estar a fazer. 4) Pode falar do seus problemas ou felicidades (novidades): do namorado, marido, financeiro ou trabalho, assim vc irá destrair a pessoa. 5) Quando for visitar leve jogos ou algum passatempo que o paciente goste, para distraí-lo do tal momento. E faça-o rir, porque esse sempre é o melhor remédio. Prox post volto com mais dicas, porque a bateria vai acabar e eu vou perder esse aqui. Gostaram?? Deixem comentários sobre o que vcs querem q eu escreva, ou mandem e-mail para: rafaella_rodrigo@hotmail.com ou facebook Rafa Rebelo. Obrigada por tudo!!! Ah, estou ótimaaa, graças a Deus!!!!! Bjossss

2 comentários:

  1. Muito bem Rafa..gostei das dicas! Outra coisa que me incomoda, é quando alguém vem falar com minha mãe ou meu esposo, eu estando do lado....e as pessoas ficam perguntando as coisas a eles, como se eu fosse muda ou sei lá o que! Me estresso....DÁ VONTADE DE DIZER:....OIIII....ESTOU AQUI E POSSO RESPONDER, TÁ!? KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkk é verdade, valeu pela dica, prox post esse vai tb, posso??? Bjoooo

    ResponderExcluir