quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dúvidas sobre Transplante de Medula Óssea -TMO

Oito meses sem escrever, muito tempo, porém tenho recebido diversas mensagens por e-mail ou facebook solicitando informações sobre o Transplante e pedindo que eu voltasse a escrever, então resolvi fazer um post sobre o TMO.
As perguntas que mais recebo é para saber qual o momento da coleta da medula óssea. Quando é o transplante autólogo ( da nossa própria médula) é todo um processo para colher, recebemos o medicamento granulokine, por alguns dias, e ficamos colhendo sangue, quando chega a um certo número de leucócitos é que os médicos indicam que está na hora de colher a medula, que poderá ser colhida de forma periférico, pelas veias, ou como no meu caso, através de biopsia por cirurgia. Não é um processo doloroso, nos dois casos, a coleta por cirurgia é feito com anestesia, um procedimento tranquilo, onde após a cirurgia fiquei interna no hospital e dois dias depois fui informada lá mesmo que já iria começar os preparativos para o transplante, pois a cicatrização da biopsia estava perfeita. Já estava interna e só fiz mudar de quarto, fiquei os 4 dias recebendo a quimioterapia pesada, um dia de descanso e depois recebi a medula, recebida pelo cateter que é implantado quando internamos para iniciar o transplante, no quarto mesmo, com anestesia local, na hora que recebi fiquei nervosa e minha pressão baixou muito, imagina saber que você depende daquela medula para salvar sua vida!! Depois foram 13 dias interna aguardando a medula pegar, muita coisa já deve ter mudado, pois isso foi há seis anos.
Já no transplante alogênico, doado pelo meu irmão, enquanto aguardava um quarto ser liberado para me internar, meu irmão já começou a receber granulokine, colocou cateter no pescoço e colheu a medula, mas antes disso ele passou por um entrevista com a médica, fez vários tipos de exames de sangue e um mielograma, que segundo ele não doeu nada, comparado ao prazer de saber que iria salvar minha vida.

Volto a dizer, devo a minha cura à Deus, então se você está passando por isso ou alguém de sua família, tenham fé em Deus, sem Ele não será salvo, nada terá sentido, os momentos foram difíceis, diversas vezes, foram 3 anos de luta, mas em nenhum momento esmoreci e sempre tive a certeza que a minha cura iria acontecer, e aconteceu, graças a Deus!!!
Vou tentar escrever com mais frequência, caso tenham alguma dúvida podem me procurar.

E-mail: rafaella_rodrigo@hotmail.com
Face: Rafa Rebêlo
Whats app: (82) 99937-4770   

Nenhum comentário:

Postar um comentário