quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dicas para luta contra o câncer!

DICA 01: a alimentação é importantíssimo, tanto para aumentar a imunidade, como para aguentar as sessões da quimio, então é bom comer muitas frutas, como melão, acerola, melancia, abacate, goiaba e manga, e as verduraas, principalmente a cenoura, e também um suco verde misto, que é horrivel, com acelga, agrião, alface....se quiser a receita depois eu digo, mas só tomei no primeiro mês, depois desistir, me dava nauseas, mas não faça o que eu faço, faça o que eu digo, hehehehehe....é importante tomar suco de uma dessas frutas de 2 em 2horas, nos intervalos das escovadas de dentes, mesmo que seja apuso!!! Não comer nunca comida crua, principalmente essas japonesas (que eu amo e quando ficar boa já disse que vou comer até passar mal), pois como estamos susceptível a qualquer infecção é mais fácil de contrair comendo-as, e também camarão e siri (outro sacrifício pra mim, já comi duas vezes, aliás três, porque não resisto, mas só comi quando minha taxa de leocócitos estava alta) pois eles propiciam um aumento de alguma inflamação que esteja no seu organismo.

DICA 02: No período pós quimio, pelo menos do dia da sessão até 12 após, nunca esquecer de manter a boca limpa com o esquema da nistatina e do bicarbonato intercalados de 2 em 2horas, pois evitam a mucosite, e acreditem em mim, é pessímo, uma sensação de ter várias aftas em cada canto da sua boca, e sem conseguir comer nada, só liquido, e até o liquido doi, então eu sigo a risca, colocando até alarme no celular de 2 em 2 horas para não esquecer de escovar os dentes, façam isso também que vale a pena.

DICA 03: evite ao máximo sair de casa, e sempre que sair usar mascára, e evitar também receber visitas até os 12 dias após a quimio, pois você pode estar sentindo-se forte, mas como nosso organismo nos engana, sua taxa de leucócitos está baixa nesse período, e as visitas mesmo sem saber podem estar com alguma vírus ou infecção, e passar para você que está com a defesa 0. Eu só coloco a cabeça no corredor do prédio, quatro dias pós quimio, mas só proque tenho que colher sangue no laborátório, aí vou de máscara, novamente saio três dias depois, pra colher sangue de novo, com máscara, e depois saio 13 dias pós quimio, dessa vez sem máscara, aos domingos, para algum restaurante pouco movimentado e de preferência, ou melhor sempre, ao ar livre, porque sei que minha taxa de leucócitos está altíssima, em torno de 25.000, porque vocês não imaginam a falta que sinto de sair de casa, de trabalhar, de ver gente, de ir pra faculdade, das minha amigas lindas e amadas, de ir ao shoppinge de mãos dadas com meu marido, do cinema, ai o cinema, que falta tudo isso me faz....Mas me matenho firme e forte, porque sei que tudo isso vai passar....Vocês que estão passando por isso sigam essas dicas, evitem locais fechados, com muita gente, como shopping, supermecardos, restaurante com ar, porque existem milhões de doenças nesses locais!!

DICA 03: Arrumem algo pra fazer em casa, não fiquem só assistindo tv (procurem não só assistir programas bestas, como novelas e programas sensacionalistas, assistam também programas que elevem seu espírito, que os alimente com Fé Divina, você que é católico tem a rede viva e canção nova, são ótimos, eu assisto todos os dias, principalmente o do padre Robson, do divino pai eterno), procurem lembrar de algo que vcs gostavam de fazer quando adolescente, quando não trabahava, e tinha tempo livre, como ler livros, assistir filmes...eu arrumei o meu, amoooooooooo bordar, e com falsa modestia, bordo ponto de cruz muito bem, agora mainha me arrumou um serviço massaaaaaaa, bordar trinta toalhinas até o dia 08 de março, para a secretaria dela, ameiiiiiiiii, por isso que escrevo pouco hoje, tenho que trabalhar!!! rsrsrsrsrsrsrsr
Mas amanhã eu volto.

Fisicamente hoje: me sinto muito bem, as nauseas já estão bem pouco, e não me sinto fraca, obrigada Senhor, obrigada a todas as pessoas que estão rezando e orando por mim, acreditem que sinto todas essas energias positivas!!!!

Um comentário:

  1. acredite geminha suas amigas tbm morem de saudades suas.. vc faz mt falta... + sempre q vc poder nós iremos te ver pra matar as saudades... bjoss .... joyce!!!

    ResponderExcluir